Feira Livre | Programação | Espaço do Expositor | Rodada Livre | Brechó | Notícias | Parcerias | Feira Livre 2009 | Contato

RIO DE JANEIRO
DIAS 6 E 7 DE MARÇO DE 2008.
Centro Cultural Banco do Brasil
Franca participação - limite de 75 participantes por ondem de chegada.

O CTS é o Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas, no Rio de Janeiro. Sua missão institucional é estudar as implicações jurídicas, sociais e culturais advindas do avanço da tecnologia da informação, desenvolvendo projetos relacionados àquelas áreas. O termo "sociedade" denota, assim, a abertura disciplinar do CTS para as áreas não jurídicas.

O CTS-FGV atua em parceria com instituições como as Universidades de Harvard e de Yale na investigação das mudanças e dos desafios trazidos pelo avanço tecnológico. A partir de março de 2008, o CTS estará oferecendo cursos livres em seu programa do Laboratório de Novas Tecnologias.

Os cursos do Laboratório de Novas Tecnologias abordam o impacto da tecnologia e da internet sobre diferentes esferas sociais. Os cursos oferecem informações práticas para a tomada de decisões e solução de problemas nas diversas áreas onde a tecnologia tornou-se elemento fundamental.

Todos os cursos têm duração de quatro semanas e são ministrados às terças-feiras ou às quintas-feiras, sempre no horário das 19 às 21 h. No primeiro semestre de 2008, serão oferecidos os seguintes cursos:

- Você é a Mídia: Cultura e Produção Colaborativa
- Direitos Autorais na Música
- Marketing na Rede
- Jornalismo na Rede
- Gestão da Criação Intelectual
- Arte e Tecnologia
- Mundos Virtuais, Questões Reais
- Comércio Eletrônico e Defesa do Consumidor

http://www.direitorio.fgv.br/cts/
www.fgv.br/direito-rio/laboratorio
Praia de Botafogo, 190 – 13º andar/Escola de Direito
Rio de Janeiro/RJ
22250-900
Tel.: 2559-6065

CURRÍCULO DOS PROFESSORES DO WORKSHOP

ANTONIO CARVALHO CABRAL
Líder de Projetos do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio, responsável pelo Núcleo de Apoio Jurídico ao Software Livre; professor e tutor do curso de contratos da graduação da FGV Direito Rio; especialista em direitos autorais; pós-graduado pela FGV; pós-graduando em Direito Empresarial pela FGV; graduado em direito pela PUC/RJ. Trabalhou como advogado da Globosat Programadora, Globo.com e TV Globo.

SÉRGIO VIEIRA BRANCO JÚNIOR
Líder de Projetos do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio. Doutorando e Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Professor da Graduação e da Pós-Graduação em Direito da Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV, em propriedade intelectual e em direito civil. Autor do livro “Direitos Autorais na Internet e a Utilização de Obras Alheias”. Especialista em Propriedade Intelectual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. Ex-Procurador-Chefe do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI. Ex-Coordenador de Desenvolvimento Acadêmico do Programa de Pós-Graduação da FGV Direito Rio. Trabalhou por mais de 5 anos em escritório de grande porte no Rio de Janeiro. Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

PROGRAMA DO CURSO
Aula 01 – 06 de março (das 10 h às 13 h)
Prof.: Sérgio Branco
- Princípios gerais de direitos autorais: obras protegidas, autoria, direitos morais e patrimoniais;
- A Lei 9.610/98: suas características, suas limitações e os desafios que ela apresenta.
- Os problemas decorrentes do avanço tecnológico e o conflito com a lei;
- Direitos conexos e direito de imagem.

Aula 02 – Dia 07 de março (das 10 h às 13 h)
Prof.: Antônio Cabral
- Creative commons e novos modelos de negócios;
- Gerindo direitos no mundo contemporâneo e o uso das novas tecnologias;
- O futuro dos direitos autorais: equilíbrio e acesso ao conhecimento.


Casa França-Brasil - Rua Visconde de Itaboraí, 78 - Centro
desenvolvimento: rivello.net
Patrocínio
Realização