Feira Livre | Programação | Espaço do Expositor | Rodada Livre | Brechó | Notícias | Parcerias | Feira Livre 2009 | Contato

Dia 7 de março, auditório da Casa França-Brasil, das 14h às 16h
Entrada franca, limite de 60 participantes.

Tempos curiosos em que vivemos, em que jornais têm tiragens cada vez menores, gravadoras apostam em cada vez menos artistas e cinemas de rua fecham suas portas em várias cidades. Poderia parecer o fim do mundo cultural, se na outra ponta não houvesse cada vez mais gente compondo, gravando, filmando, interpretando... Com as novas tecnologias, ficou mais fácil criar e produzir. Mas a outra parte do problema – a distribuição – continua sendo uma pedra no sapato de vários realizadores. Como fazer sua obra ser conhecida num mundo onde cada vez mais informação corre de modo frenético? E como a tecnologia pode ajudar na troca de idéias e na circulação cultural num país tão grande como o Brasil?

O Overmundo surgiu em 2006 com o intuito de colaborar (palavra-chave do site) para que a tecnologia seja uma aliada cada vez maior da cultura. Inspirado em diversos sites colaborativos e com mais uma penca de boas idéias, o Overmundo consolidou uma comunidade de cerca de 25 mil pessoas de todo o país que mostra, ela mesma, a cultura do Brasil que nem sempre aparece na grande mídia.

O site propõe uma nova forma de gerar conhecimento sobre as múltiplas vertentes de nossa arte contemporânea, na qual não é mais possível estabelecer fronteiras claras entre produtores, divulgadores e consumidores de cultura. Não por acaso, o site adota como política geral de publicação o uso de uma licença Creative Commons, em que todo o conteúdo disponibilizado pode ser livremente compartilhado e difundido pelos seus usuários e pela sociedade em geral, desde que seja para fins não-comerciais e que o autor original seja citado. Totalmente de acordo com o espírito da Mostra do Filme Livre, que foca suas atenções nos filmes independentes. Aliás, dois dos homenageados na MFL (Nilson Primitivo em 2006 e Joel Pizzini, este ano) foram tema de alguns ótimos textos no site.

Por tudo isso, é uma honra para a equipe do Overmundo participar do evento e mostrar, num bate-papo, o potencial da cultura digital. Dentre os exemplos que vamos mostrar, há a apresentação de uma boa novidade: a completa renovação do Banco de Cultura, seção do site dedicada à publicação de produtos culturais como filmes, podcasts, músicas, livros. Agora, é possível disponibilizar filmes em streaming (dando também a opção do download), galerias de imagens, diversas músicas num mesmo post... Tudo para facilitar a difusão.

O bate-papo vai tratar, portanto, das novas tecnologias, de como o pessoal do mundo audiovisual está se aproveitando dessas ferramentas, das novidades do Banco de Cultura, e, na carona da oficina sobre Creative Commons que terá acabado de acontecer, do uso de licenças flexíveis para a distribuição de obras. (Helena Aragão)


Helena Aragão, 28 anos, é jornalista formada pela Escola de Comunicação da UFRJ. Trabalhou no website No., na Revista Veredas (do CCBB), no Jornal do Brasil, na Revista Nossa História e na Globo.com . Desde 2006 é a coordenadora editorial do Overmundo.


Casa França-Brasil - Rua Visconde de Itaboraí, 78 - Centro
desenvolvimento: rivello.net
Patrocínio
Realização